E-mail contato@institutocibelenardi.com.br

Telefone (41) 3044-3555 / 9936-3555

Horário De segunda a sexta | 09:00 – 18:00

Ética no ambiente de trabalho

Transparência e disciplina são essenciais para manter uma conduta adequada

Vivemos em uma sociedade portadora de um código de conduta claro e vigente, sendo condenados os que não cumprem ipsis litteris, ou ao pé da letra, cada regra anunciada. E no ambiente de trabalho não poderia ser diferente.

Segundo a coach Cibele Nardi a ética está intimamente ligada aos valores pessoais, portanto a transparência com relação ao que é permitido ou não dentro de uma empresa é importantíssima para julgar as atitudes dos funcionários. “Estabelecer um código de ética acessível a todos os colaboradores é essencial para evitar atitudes imorais ou que ferem o bom convívio no ambiente de trabalho”, esclarece.

A transparência também se dá no momento em que uma ação é anunciada e, portanto, torna-se conhecida pelo resto da equipe, não podendo ser julgada posteriormente em caso de resultado negativo. “Caso haja alguma objeção à atitude, esta deve ser explicitada no momento do anúncio, evitando conflitos após a sua realização”, alerta a coach.

Já quando não há uma norma ética pré-estabelecida, o ideal é não fazer aos outros algo que não julga correto para si. Cibele exemplifica com casos de brincadeiras maldosas entre colegas de trabalho, mais conhecidas como bullying, utilização de material da empresa para uso pessoal, coleta de informações sigilosas para benefício próprio, dentre outras.

A coach alerta para a identificação e punição de colaboradores que não respeitam as regras da organização. “A natureza do homem é má, sendo assim, ser imprudente é mais fácil do que seguir as normas estabelecidas. Desta forma, uma má influência pode levar outras pessoas a terem as mesmas atitudes negativas e, assim, prejudicar a empresa”, finaliza Cibele.

Das pequenas às grandes atitudes, a ética deve permear todas, pois só assim os resultados serão enaltecidos e a imagem velada.

 

Quer saber mais sobre temas relacionados ao desenvolvimento humano? Então acesse nosso blog e facebook!

Facebook: https://www.facebook.com/institutocibelenardi/

Comentários

comentários